Independentemente de sua atividade, entenda porque a LGPD pode ser um diferencial estratégico para o seu negócio
Como já mencionamos em outras publicações, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) atinge todas as pessoas físicas e jurídicas que de algum modo utilizam dados pessoais com fins comerciais.
O relacionamento do cliente com a empresa ou prestador de serviço está diretamente interligado pela confiança que esse mesmo cliente deposita na marca, reputação que pode ser extremamente abalada com a publicização das infrações cometidas pela empresa, uma das penalidades previstas na LGPD.
Recente pesquisa divulgada pelo “Valor Investe” demonstra que 69% dos consumidores abandonariam marcas por uso indevido de dados pessoais. Isso é bastante significativo.
Além disso, outras penalidades previstas na LGPD como a suspensão parcial do funcionamento do banco de dados, proibição do exercício de atividades relacionadas a tratamento de dados, sem contar as multas, podem até inviabilizar o negócio.
Mas o que isso tem a ver com diferencial estratégico?
A empresa ou prestador de serviço que tiver sua reputação abalada pelo descumprimento de uma legislação que vem ocupando espaço em diversos países, além do Brasil, certamente abrirá espaço para o crescimento de eventual concorrente, cuja reputação pode, inclusive, ser fortalecida pelo marketing positivo em torno do tratamento de dados pessoais em conformidade com a LGPD.
Portanto, sem contar o dever legal, o diferencial estratégico reside, justamente, na possibilidade que você tem de demonstrar ao seu cliente que a sua empresa ao realizar o tratamento de dados pessoais, o faz de forma ética, transparente e em conformidade com a legislação.
Karim R. Jardim
Advogado